bio.jpg

Bio

Nasci na Argentina (1979) e faço cerâmica desde pequena, tendo começado trabalhando ao lado da minha mãe com apenas 6 anos de idade. Estudei psicologia na Universidad de Buenos Aires (UBA) e posteriormente estudei Artes Visuais no IUNA (atualmente UNA), tendo me especializado em arte digital.


Em 2011, me mudei para o Brasil e assumi minha carreira como artista plástica. Fiz uma primeira exposição que chamei de Festagem e fui convidada a levar minha exposição a Londres. Comecei a viajar pelo mundo em busca de materiais para meus projetos, sendo que minha própria necessidade de orientação trouxe meu interesse pelos mapas e suas múltiplas formas de representação para representar espaços e histórias. Estive na Índia, visitei a Espanha, a França, a Alemanha, a Dinamarca, a Itália e Portugal, onde visitei o museu do azulejo e fiz um curso. Inspirada nas minhas experiências, senti o desejo de unir o design gráfico com a cerâmica.

De forma autodidata, comecei a combinar o design gráfico com a serigrafia e a criação de azulejos.Em 2017, juntei minha paixão pelos mapas com minha pesquisa artística. Assim, realizei um projeto no qual produzi 5 mapas feitos em azulejos estampados. O projeto foi realizado de forma independente e foi patrocinado por 59 comerciantes do bairro de Santa Teresa, onde vivo, na cidade do Rio de Janeiro. Cada mapa mede 140 x 160 cm e se encontram em 5 pontos de destaque, nas vias públicas de nosso querido bairro. Utilizei a ilustração digital e a serigrafia sobre cerâmica, além da instalação feita com cimento.

Graças a este projeto, pude viajar à Dinamarca e realizar uma residência artística no Guldagergaard, um Centro Internacional de Pesquisa em Cerâmica. Ali fui selecionada entre diversos candidatos para realizar uma residência, onde produzi uma plataforma de meditação em azulejos estampados e pude ter contato com o mundo mais profissional da cerâmica mundial. Assim, ao longo dos últimos anos venho me aprofundando cada vez mais nas técnicas da “cerâmica estampada”. Depois dessa experiência, participei da Bienal de Cerâmica de São Paulo e comecei a ministrar workshops ensinando essas técnicas por todo o Brasil através da minha empresa Iris Arco Cerâmica Estampada.

Em 2019, fui convidada ao México, onde dei um curso completo de cerâmica estampada. Posteriormente, ministrei o mesmo curso em Buenos Aires e no Rio de Janeiro.Atualmente dou workshops on-line e há um ano vivo em uma eco-vila chamada Sinal do Vale, onde estou fazendo pesquisas de solo, obtendo argila e construindo vasos para mudas de alguns espécies nativas da Mata Atlântica.